A recomendação de planos de emergência em arquivos, bibliotecas e museus é recorrente na literatura científica, porém uma prática pouco efetivada em vários países. Este artigo é parte integrante de estudo em andamento no PGCIN da UFSC que aborda os planos de emergência em arquivos no âmbito da competência do profissional da informação arquivista. O presente estudo tem como objetivo geral conhecer a percepção de graduandos em arquivologia de universidade do sul do Brasil sobre planos de emergência em arquivos. De modo específico se propõe a: caracterizar o arquivo enquanto patrimônio cultural; relacionar plano de emergência e preservação do patrimônio cultural; relatar a percepção de alunos de graduação em arquivologia sobre a temática plano de emergência. De forma exploratória e a partir de uma pesquisa bibliográfica, a coleta de dados utilizou questionário composto por seis perguntas relacionadas ao tema plano de emergência em arquivo que foram respondidas por 10 graduandos do curso de arquivologia de uma universidade da região sul do Brasil. Os resultados indicam que 4 graduandos desconhecem a temática, 9 identificam relação com política de preservação, 6 identificam o arquivista como responsável, 7 indicam a participação de outros profissionais, 8 não conhecem instituição que possua plano de emergência.