Dentre as diversas ferramentas que auxiliam na organização de acervos arquivísticos, o softwareAtoM (Access toMemory) tem se destacado como ferramenta de descrição arquivística. O AtoM é um software livre que foi projetado de acordo com padrões internacionais (ISAD(G), ISAAR(CPF), ISDIAH) de descrição arquivística, como também para ser flexível o suficiente para acomodar outras práticas baseadas em outras normas de descrição nacionais ou internacionais, como a NOBRADE. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre o uso do AtoM nas disciplinas de Práticas em Arquivos no Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória com estudo de campo, e trata-se de pesquisa-ação e pesquisa participante, que utiliza como técnica a observação participante. Diante da percepção sobre a importância desse software na área arquivística, este artigo descreve como foi o processo de ensino e aprendizagem do AtoM no curso de arquivologia da UFES, apresentando não somente as aprendizagens, como também as dificuldades encontradas no processo. As experiências relatadas ajudaram a embasar a reforma curricular, e uma nova disciplina para ensino do AtoM será incluída na matriz curricular, que será integrada com a disciplina “Arranjo e Descrição”. Além disso, consideramos positiva a capacitação tanto do corpo docente quanto do corpo discente, o que acarretará a disseminação desse conhecimento.
Palavras-chave
AtoM. Descrição Arquivística. Curso de Graduação em Arquivologia
Nome do Periódico
Revista Analisando em Ciência da Informação - RACIn
Trabalho apresentado no VII Congresso Nacional de Arquivologia, com o tema "Arquivologia: da interdisciplinaridade à interoperabilidade", realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2016.