Resumo
Desde a década de 1990, com o advento da Internet, muitas foram as mudanças e avanços tecnológicos, refletindo diretamente em todas as áreas do conhecimento, inclusive na Arquivologia. Essas mudanças e avanços têm sido apresentados na literatura e legislação arquivística brasileira, no entanto é preocupante o fato de não estarem sendo contemplados de forma adequada nos cursos de Graduação em Arquivologia no Brasil. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar a reposta dada pelo curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo ante aos desafios do Ensino em Arquivologia na perspectiva da era digital. Para isso apresenta-se a nova matriz curricular do curso, implantada desde 2017-2, detalhando como o documento arquivístico digital está sendo tratado em três disciplinas obrigatórias do curso, a saber: Gestão de Documentos; Documentos Arquivísticos Eletrônicos e Repositórios Arquivísticos Digitais. Conclui-se que muitos ainda são os desafios no Ensino da Arquivologia na perspectiva da era digital para que se possam formar profissionais que estejam preparados para enfrentá-los. Caso contrário, corre-se o risco da perda do patrimônio arquivístico digital e da memória coletiva decorrentes das vulnerabilidades dos documentos arquivísticos digitais.