Este artigo apresenta reflexões sobre as mediações no contexto dos estudos arquivísticos e áreas correlatas. Tais reflexões são oriundas de trabalho de pesquisa em andamento sobre os usuários nas práticas profissionais de arquivistas. São apresentados aqui resultados da revisão bibliográfica sobre as mediações e a discussão da relação das mediações com o tema deste simpósio – Arquivo e Educação. É possível dizer que a discussão sobre a mediação inclui algumas perspectivas teóricas e práticas já presentes nos arquivos, como educação patrimonial, ação educativa, difusão cultural, descrição arquivística, treinamento de produtores documentais. No entanto, a discussão teórica sobre mediações provoca reflexões sobre o papel potencial transformador do arquivista enquanto mediador – um agente com intencionalidade, alteridade e consciência das implicações de seus atos simbólicos – as quais podem ser significativas tanto para os usuários tomados individualmente quanto para grupos e organizações, na cultura e na sociedade.
I Simpósio Temático Arquivos e Educação, realizado como evento paralelo do VII Congresso Nacional de Arquivologia, em Fortaleza (CE), de 17 a 21 de outubro de 2016.