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Reforma curricular do curso de arquivologia da UFES: visão dos discentes
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Metadados
Título
Reforma curricular do curso de arquivologia da UFES: visão dos discentes
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o ponto de vista dos discentes em relação ao curso de graduação em Arquivologia da UFES, visando a atualização do Projeto Pedagógico do Curso. Trata-se de uma pesquisa explicativa, com abordagem de cunho quantitativo/qualitativo. Como ferramentas de pesquisa foram utilizados um questionário com perguntas objetivas e discursivas, entrevistas não estruturadas e observação participante. A construção do questionário baseou-se em hipóteses, sobre a visão dos discentes sobre o curso, levantadas por meio de observação participante. Os resultados mais importantes dizem respeito à percepção dos alunos em relação ao turno do curso, quantidade de disciplinas optativas, adequação dos conteúdos de disciplinas ministradas por docentes de outros departamentos e necessidade de atualização do currículo, especialmente no que se refere à legislação arquivística e às tecnologias da informação. O artigo apresenta considerações sobre a visão dos alunos, como também as modificações, baseadas nas análises feitas, já previstas para o novo Projeto Pedagógico do Curso.
Palavra-Chave
Discentes | Formação > Formação do arquivista | Reforma administrativa > Reforma curricular
Relacionado à Obra
Organizador(es)
Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ), | Universidade Estadual da Paraíba - UEPB | Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Natureza
ISSN ou ISBN
2317-9708
ISSN
2317-9708
Sumário
Artigos Completos
Período
out.
Volume
4
Número
Especial
Páginas
892-911
Ano
Observações
Trabalho apresentado no VII Congresso Nacional de Arquivologia, com o tema "Arquivologia: da interdisciplinaridade à interoperabilidade", realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2016.