Resumo
Buscamos oferecer uma reflexão acerca da perspectiva arquivística diante da organização do conhecimento fotográfico de acervos institucionais. Recorrendo a uma abordagem bibliográfica, chamamos ao diálogo alguns autores da área para tecer um argumento a respeito daquilo que consideramos ser a mais condizente e rica abordagem de organização do conhecimento fotográfico em termos arquivísticos, a identificação do lastro de elementos que vão da fotografia, na condição de índice, até a sua gênese documental. Consideramos que tal perspectiva, por mais árdua que seja a sua operacionalização, permitiria um resgate histórico mais profundo do quadro de conhecimentos que os documentos fotográficos podem revelar. Como resultado das reflexões propomos, em primeiro lugar, não a introdução de novas técnicas de processamento, mas uma mudança de postura dos arquivistas, no sentido de se adotar um posicionamento investigativo de teor historiográfico e interpretativo que deixe de tomar a imagem fotográfica veiculada no suporte como insumo exclusivo do conhecimento, e que procure recuperar a via que leva da imagem (como índice) até o seu contexto de produção documental, proporcionando assim uma organização do conhecimento fotográfico apta a refletir a complexidade das ações, propósitos e concepções que condicionaram a produção da fotografia e o momento histórico que ela registra.