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Imagens secretas: fotografias da Polícia Política no acervo do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro
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Título
Imagens secretas: fotografias da Polícia Política no acervo do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)
Resumo
Em seu leque de representações, a cidade do Rio de Janeiro guarda em seus arquivos, além de belas vistas que lhe conferem o título de Cidade Maravilhosa, imagens desconhecidas e secretas que documentam um período histórico vivido com muita luta, sonho e repressão política. Integrantes do acervo fotográfico da Polícia Política Brasileira, atuante de 1930 a 1983, essas imagens, sob custódia do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, desde 1992, estão disponíveis para pesquisa e comprovação de documentos. Torna-se importante ressaltar a característica híbrida do acervo. São encontradas, lado a lado, imagens produzidas com o intuito de reconstituição policial ou espionagem e material apreendido em batidas policiais. No caso das apreensões, as muitas investidas na sede do Partido Comunista Brasileiro permitiram à Polícia constituir um acervo razoável da trajetória do PCB e, ironicamente, tornou-se sua maior guardiã. Mergulhar nesse acervo é extrair a visão da Polícia do que representava para ela seu maior fantasma: “o perigo vermelho”. Destaca-se no acervo, o trabalho do fotógrafo e cineasta Ruy Santos (1916-1989) que registrou em película muitas personalidades do PCB, entre elas, Jorge Amado, Luiz Carlos Prestes, Graciliano Ramos, além de momentos importantes da história do comunismo no Brasil.
Palavra-Chave
Comunismo | Fotografia | Políticas > Política
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Sumário
Artigos
Número
4
Páginas
31-49
Ano
Categoria
Local
Outro Idioma
Abstract/Résumé/Resumen
The city of Rio de Janeiro maintains in its archives a vast array of representations including many picturesque scenes that led it to be called the “Marvelous City”, but also other lesser known and secret pictures that record a period of history involving intense struggles, dreams and political repression. These pictures were formerly part of the photographic archives of the Brazilian Political Police [Polícia Política Brasileira] that operated between 1930 and 1983, but have been in the custody of the Public Archives of the State of Rio de Janeiro since 1992, and are available for research and the verification of documents. It is important to point out that this collection is very hybrid in nature, including photographs taken both for the purpose of police reconstitution or espionage as well as material confiscated in police searches. In the case of the confiscations, the frequent operations targeting the Brazilian Communist Party (or, PCB) headquarters allowed the Police to amass a sizeable collection recording the trajectory of the PCB and, ironically, to become the main guardian of this heritage. A study of this collection provides insight into the Police’s vision of what constituted its greatest obsession: the “red peril”. A highlight of this collection is the work of photographer and film director Ruy Santos (1916-1989), who registered on celluloid many of the PCB’s main characters, including Jorge Amado, Luiz Carlos Prestes and Graciliano Ramos, as well as important moments for Brazilian communism.