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Difusão de documentos fotográficos: análise de experiências de três instituições arquivísticas brasileiras no Facebook
Apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado elaborada no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais cujo objetivo foi compreender como os documentos fotográficos são difundidos nas redes sociais virtuais, especificamente no Facebook. Para isso, foram selecionadas três instituições arquivísticas brasileiras, o Arquivo Nacional, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. Como metodologia, as páginas do Facebook dos Arquivos selecionados foram analisadas por dois anos, 2017 e 2018, e os técnicos que gerenciam as redes sociais dessas instituições foram entrevistados. Os resultados apontam que o documento fotográfico é o gênero documental mais difundido no Facebook, tendo em vista que o público tem interesse por esse conteúdo, uma vez que a fotografia evoca memórias pessoais e coletivas. As postagens com fotografias são usadas sobretudo para o compartilhamento de temáticas voltadas a efemérides, lugares e personalidades públicas. Os fundos mais usados são provenientes da produção jornalística e de assessoria de comunicação do Estado. O trabalho propõe que as instituições possuam políticas de difusão integradas em suas políticas arquivísticas com o objetivo de estabelecerem todos os aspectos de sua atuação.