Resumo
O artigo faz parte de um estudo realizado no âmbito de Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que buscamos estabelecer interlocuções e diálogos entre a Arquivologia e a Educação, apresentando as possibilidades de estudos que entrecruzam os referidos campos do conhecimento. Baseados nessa tessitura, chamamos atenção para os arquivos escolares enquanto um universo rico que necessita ser aprofundado pela Arquivologia, seja de forma teórica, através de revisão de literatura ou explorado empiricamente, uma vez que os estudos sobre o tema são incipientes e a grande maioria das reflexões sobre o assunto é proveniente da Educação. Deste modo, defendemos que há uma necessidade de aproximação entre as duas áreas, sobretudo por acreditarmos no caráter interdisciplinar da Arquivologia. Pensando o arquivo escolar enquanto patrimônio, visamos refletir sobre os conceitos de cultura e memória escolar por entender que esses sejam conceitos complexos que não podem ser pensados no singular, por referirem-se a um universo plural que são as culturas das escolas, que se materializam em seus documentos. Nesse sentido, procuramos por meio de uma discussão teórica destacar a importância de uma aproximação entre os campos, de modo a contribuir para futuros trabalhos.