Este trabalho tem por objetivo compartilhar uma experiência didática voltada para a prática da pesquisa, realizada com alunos do curso de graduação em Arquivologia e fundamentada na teoria da aprendizagem baseada em problemas. Apresenta o contexto de formulação da proposta e desenvolvimento da atividade, ministrada em período de isolamento social e em regime de ensino remoto emergencial. Descreve os objetivos, a dinâmica de trabalho e as estratégias de avaliação que constituíram a oficina de pesquisa. Discute os resultados à luz das respostas dadas pelos estudantes a um questionário de autoavaliação. Conclui que a experiência foi capaz de promover a construção e o exercício de competências e habilidades específicas, bem como de saberes conceituais, atitudinais e procedimentais, sinalizando potencial para ampliação da iniciativa em projeto de ensino de maior envergadura.
Learning to learn and teach: a research experimenton the research trends in archival science
Abstract/Résumé/Resumen
This paper shares a teaching-learning experiment on research practice based on the theory of problem-based learning developed with a group of archival science undergraduate students. It contextualizes the circumstances of social distancing and emergency remote learning underwhich the experiment was conceived and conducted. Subsequently, it describes the objectives, dynamics, and assessment strategies of the research workshop. Then, the results are discussed in light of the students’ answers to a self-assessment questionnaire. Finally, it concludes that the experiment fostered the development of specific skills and competencies, as well as conceptual, attitudinal, and procedural knowledge, which indicates a potential for further developments of this initiative in a larger teaching project.