Resumo
Com o objetivo de investigar a percepção das comunidades discente, docente e de funcionários a respeito da profissão e atuação do profissional arquivista e sua inserção na sociedade, realizou-se esta pesquisa que teve um total de 44 participantes entrevistados em vários pontos do campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL). De uma abrangência mais ampla foram levantadas e analisadas as respostas dos participantes às questões referentes a 1) necessidade de curso superior para exercer a profissão de arquivista; 2) opinião a respeito da arquivologia e 3) opinião a respeito do profissional arquivista. As respostas foram analisadas utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, seguindo-se as três etapas propostas por Bardin (1977) de pré-análise, descrição analítica e interpretação inferencial. Os resultados permitem afirmar que esta comunidade admite que para ser arquivista é necessário possuir um curso superior. Já as opiniões a respeito da arquivologia foram influenciadas pelo desconhecimento sobre esta área e também sobre o profissional arquivista. Ou seja, o posicionamento assumido pela comunidade investigada se torna prejudicado, uma vez que desconhecendo a profissão também se desconhece seu trabalho, sua função e por consequência, seu espaço na sociedade.