Resumo
O presente artigo tem como objetivo compartilhar a experiência de estágio realizada no Centro de Documentação do Iphan – PB ocorrido entre fevereiro de 2015 e março de 2016. Durante este período foi promovido, pela primeira vez, uma gestão documental no acervo, com vistas à organização, classificação, descrição e inserção em banco de dados da documentação produzida pelo setor técnico da Superintendência do IPHAN-PB constituído por dois fundos documentais criados a partir dos trabalhos de restauração, revitalização e tombamento dos bens históricos da Paraíba realizado pela equipe Técnica do IPHAN-PB. Com a implantação em 2015 do projeto “Rede de arquivos do IPHAN: sistema de informações, higienização e acondicionamento do Patrimônio documental” financiado pelo programa de Preservação de Acervos do BNDES que beneficiava apenas os documentos do Centro Histórico de João Pessoa, ocorreu o desejo de padronizar todo o acervo do CDOC-PB nos moldes do projeto, ocorrendo assim uma segunda etapa na Gestão documental que atualmente se encontra em andamento. A metodologia utilizada para a produção do artigo consistiu na coleta de informações adquiridas durante a experiência de estágio onde foi possível contribuir de maneira direta na organização, descrição, inserção de informações em bancos de dados e preservação por meio de acondicionamento e restauração dos documentos do acervo do CDOC/IPHAN-PB.