Resumo
A Administração de documentos tem como reflexo a eficácia dos arquivos e resulta em economia e eficiência desde a fase de produção até a destinação final dos documentos. As ciências sociais são mutuamente dependentes, utilizando valores, conceitos e métodos comuns. A Arquivística se mescla à História e é considerada disciplina auxiliar desta. A Administração, o Direito e outros ramos da Ciência são, também, utilizados. A Administração de Documentos se inspira na Administração Científica no que respeita à racionalização dos papéis produzidos pelas organizações. A primeira utiliza técnicas que se aproximam das praticadas pelos profissionais da segunda. Orienta um corpo de conhecimentos teóricos e de princípios próprios da Arquivística, cuja autonomia, como ciência, vem se firmando. O arquivista observa fatos, coleta dados e informações submetendo-os a rigoroso processo de análise e de síntese. Compara, interpreta e classifica esses dados estabelecendo conclusões. Observa-se, entretanto , uma série de iniciativas isoladas e de esforços que não se somam, dificultando o progresso desse ramo da Ciência. Muitas questões são resolvidas amadoristicamente através de raciocínio baseado em observações empíricas que resultam em improvisações. Essa prática coloca em risco a integridade dos acervos e prejudica a recuperação de informações. É necessário esforços para captar e analisar experiências mais sérias, testar metodologias e registrá-las incorporando-as ao conjunto científico e técnico próprio da Arquivística. É importante consolidar as práticas arquivísticas, adotando em definitivo os princípios que a alicerçam. É fundamental que se pratique uma Arquivística científica como garantia da eficácia dos Arquivos e da valorização do profissional da área.