Resumo
Em 2010, com a criação de um setor de arquivo com o objetivo de realizar o gerenciamento arquivístico da instituição, diferentes ações desenvolvidas consolidaram a Coordenação de Arquivo Geral como o órgão encarregado da gestão documental, voltada para o tratamento, preservação e acesso do acervo da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, considerado patrimônio documental arquivístico da instituição. Este trabalho tem como objetivo principal a apresentação das atividades realizadas junto ao Laboratório de Conservação e Restauração da Coordenação do Arquivo Geral no tratamento de documentos produzidos nas décadas de 70 e 80 pela Superintendência de Administração Financeira e Contábil – SAFC. Estas atividades visam fomentar a conservação preventiva, higienização, acondicionamento e restauração dos suportes dando melhores condições de preservação e guarda do acervo. Dentro de um plano de conservação preventiva, foram analisados os fatores de deterioração em acervos de arquivos e bibliotecas: ambientais (temperatura e umidade relativa, radiação de luz e qualidade do ar), agentes biológicos (fungos, roedores e insetos), intervenções inadequadas e problemas no manuseio de documentos. Após a análise dos dados coletados, num primeiro momento, adotaram-se critérios de intervenção para a estabilização dos suportes. Este trabalho se justifica ao tratar de um acervo de guarda permanente, promovendo a preservação, conservação e guarda de acervos integrantes do patrimônio documental arquivístico da Universidade. Além da equipe técnica, cujas atividades específicas foram lideradas pela técnica em restauração da instituição, teve como colaboradores os acadêmicos do curso de Arquivologia da instituição, atuando diretamente com o acervo contribuindo assim para aplicação de conceitos estudados em sala de aula.