Os arquivistas atuam em diferentes segmentos que o estimulam a apropriar-se de competências e habilidades específicas desses campos de atuação. O Departamento Pessoal uma das subdivisões dos Recursos Humanos é uma das principais portas de entrada dos arquivistas nas organizações, tendo em vista às constantes solicitações de documentos que são recebidas por essa área, oriundas de ação trabalhista, fiscalização, auditorias, necessidades internas, etc. Diante desse cenário, coloca-se como questão-problema dessa pesquisa: conhecer as tipologias documentais dos arquivos de departamento pessoal, pode contribuir com as práticas dos arquivistas? Identificar as tipologias documentais de Departamento Pessoal é o objetivo geral norteador da presente pesquisa. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica em consonância com pesquisa de campo, com intuito de investigar o acervo de Departamento Pessoal de uma empresa do ramo alimentício, localizada na cidade de Marília, no interior do Estado de São Paulo. Como resultado apresenta-se oito tipologias documentais de Departamento Pessoal relacionadas às obrigatoriedades trabalhistas. Aplicar a Gestão Documental à documentação de Departamento Pessoal auxilia o funcionamento da organização como todo, pois assim será possível atender suas demandas e demais necessidades relacionadas a essa documentação, contribuindo com a eficiência e eficácia administrativa.