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Arquivologia e patrimônio musical
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Arquivologia e patrimônio musical
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Com o objetivo de realizar buscas metodológicas concernentes ao passado musical brasileiro, o projeto “O Patrimônio Musical na Bahia”, compreende a arquivologia musical como um campo de conhecimento que reúne seus conceitos e técnicas com o fim de atender as necessidades específicas relativas à organização de acervos ligados à música, compreendendo manuscritos, impressos, discos e documentos tradicionais como cartas e missivas. A pesquisa documental, notadamente na área de musicologia histórica tem seus fundamentos na musicologia positivista do século XIX e que se transformaram ao longo do século seguinte. Entretanto, desde meados do século XVIII já existiam trabalhos dedicados a descrição e a catalogação de fontes no campo da música. No Brasil, a pesquisa documental tem sua origem nos trabalhos de Curt Lange que formou uma importante coleção de manuscritos musicais das cidades mineiras produzidos nos séculos XVIII e XIX. Vale ressaltar que a pesquisa acaba por proporcionar a aproximação entre patrimônio musical e arquivologia. Teoria e técnicas arquivísticas se consolidam reafirmando a necessidade de organização de documentos musicais. Neste sentido, o campo conceitual se firma na Ciência da Informação, Arquivologia, História e Musicologia em uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa se apoia em princípios que permitem a produção de teorias que orientem o pensamento científico, sendo vista a comunicação da informação como um processo social e humano e que não pode estar dissociada da pesquisa. A pesquisa musical na sociedade atual revela novos paradigmas que vão redimensionando os limites da pesquisa já que a valorização desse patrimônio cultural sempre foi negligenciado, refletindo-se na ausência de políticas públicas adequadas. A partir da segunda metade do século XIX ocorrem transformações provenientes do uso de novos suportes para a informação arquivística e que incorporam novos princípios de gestão de documentos, permanecendo inalterado o conceito de arquivo, ressaltando-se a função social de responsabilidade da gestão e acessibilidade aos registros mediante técnicas especificas. Resgata-se a noção de patrimônio histórico e cultural em que o papel do Estado se estabelece direcionado para arquivos, bibliotecas e museus. Sendo que o arquivo, como fonte de informação e de conhecimento, enfatiza os valores primário e secundário do documento, respectivamente voltados para os aspectos concernentes ao gerenciamento e ao uso. Contudo, o acesso às fontes de informação arquivísticas no Brasil é de grande complexidade, necessitando de políticas públicas eficientes. Vale ressaltar, a criação do Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, que bem formulado preserva as reais necessidades de definição de políticas nacionais. Na era eletrônica, visualizasse uma significativa contribuição de tecnologias e de aparecimento de novos suportes eletromagnéticos e eletrônicos e, também, da comunicação à distância que amplia as possibilidades de transmissão da informação. As Tecnologias de Informação e de Comunicação – TICs, redimensionam as possibilidades dos processos metodológicos e da gestão do documento. Neste sentido, o crescimento de conhecimentos na área de música permite o resgate da própria historia da musica brasileira e do arquivo porque aprofunda o uso de técnicas no campo musical. A aproximação entre música e arquivologia contribui para a aparição de novos conceitos, metadados e técnicas que viabilizam a disseminação da informação adequadamente. Sensível às mudanças na área, o presente trabalho põe em destaque duas vertentes: da pesquisa e da preservação de documentos. A presente obra intitulada Arquivologia e Patrimônio Musical contribui para a história da música e do uso de tecnologias, o que implica no resgate da memória musical brasileira, pouco conhecida no período colonial, introduzindo uma visão crítica em relação às metodologias pertinentes. Deste modo, percebe-se ser este livro um eficiente meio de disseminação de informação e de conhecimento que resulta da atividade dos pesquisadores e, consequentemente, desta Universidade. Os autores e pesquisadores, André Guerra Cotta e Pablo Sotuyo Blanco sensíveis à necessidade de organização de documentos e de arquivos na área de música, buscaram na arquivologia, as técnicas, os processos necessários, criando a oportunidade de desenvolvimento de uma pesquisa inter-institucional, entre a área de Música e a de Ciência da Informação (Arquivologia), que, articulados, podem ampliar conhecimentos, técnicas e tecnologias em uma sociedade que assiste à inclusão de novos suportes materiais. Acesso e uso da informação subentendem a assimilação da informação por parte do leitor, produzindo mudanças e levando-os a outros conhecimentos. Esta aproximação proporciona a construção de procedimentos metodológicos e de teorias legitimadas e, portanto, evitando formulações equivocadas por desconhecimento de um “corpus” teórico pertinente. Um livro como este, impresso ou eletrônico, resultante da pesquisa acadêmica e surgido a partir do ciclo de palestras homônimo, que também proporcionou o aprendizado e que contou com a participação de docentes e discentes, deve ser estimulado como ferramenta de construção da sociedade do futuro.
Coleção (ões)
Editora
Edição
1ª. ed.
Páginas
92 p.
Ano
Natureza
ISSN ou ISBN
85-232-0406-7
Observações
Textos apresentados durante o ciclo de palestra homônimo realizado de 16 a 20 de agosto de 2004, na Biblioteca Central Reitor Macedo Costa.
Categoria
ISBN
85-232-0406-7