Resumo
O acesso à informação pública é direito assegurado a qualquer cidadão pela Constituição Brasileira, garantido pela Lei de Acesso à Informação (LAI) em 2011, em vigor a partir de maio de 2012, sendo responsabilidade dos órgãos da administração pública, a criação e gestão de instrumentos visando tornar acessível ao cidadão tais informações. Este estudo objetiva investigar as dificuldades enfrentadas pelos órgãos públicos do executivo de Londrina (PR) na disponibilização eficaz de informações públicas. Metodologicamente o estudo se caracteriza como sendo descritivo, de abordagem quali-quantitativa, sendo que os dados foram levantados, primeiramente por meio de análise documental e posteriormente pela aplicação de questionários. Os resultados demonstram que apesar de satisfatório conhecimento dos servidores públicos entrevistados acerca da LAI, ainda existe a cultura de proteção quanto à divulgação dos dados públicos. Os resultados também comprovaram a contribuição da informatização no atendimento dos pedidos de acesso à informação. Ao final são apresentadas as conclusões e algumas sugestões que vão ao encontro das necessidades informacionais, tecnológicas e de capacitação, amplamente discutidas por estudiosos da área de transparência governamental.