Resumo
Neste trabalho se propõe estudar a trajetória da arquivística dentro da profissão de secretariado, abordando desde as primeiras formas de arquivamento até as formas de arquivamento eletrônico. Para este estudo, os principais embasamentos teóricos utilizados foram as obras: Arquivo: teoria e prática, de Paes (2002), Secretariado: do escriba ao web writer, de Sabino e Rocha (2004), e Paula (1995), Como elaborar a tabela de temporalidade documental: racionalização de custos de armazenagem e administração de arquivos empresariais, que expõem, além das técnicas básicas de arquivamento, as novas e modernas técnicas a serviço dos arquivos. O estudo pode ser classificado como exploratório, sendo que o levantamento dos dados foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica. Dos resultados encontrados, destacou-se que um arquivo bem organizado oferece agilidade e praticidade ao profissional de secretariado – condições importantes para o suporte às tomadas de decisão – a melhoria do espaço físico de um escritório, através da destinação dos documentos gerados, também é de fundamental relevância. Com a Tabela de Temporalidade Documental posta em prática, é possível implantar o Gerenciamento Eletrônico de Documentos e melhorar constantemente o processo de arquivamento.