A inserção da disciplina de tipologia documental como uma necessidade para os cursos de arquivologia do Brasil
Autor(es)
ARAÚJO, Vitor Hugo Teixeira; SALES, Igor Vinícius Pinto de.; SALES, Esmeralda Porfírio de.
Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise da compreensão de estudantes acerca de Tipologia Documental a partir da sua abordagem no ensino de Arquivologia. Fundamentada em especialistas em Tipologia Documental, a pesquisa exploratória se deu através de três processos: da aplicação de um questionário a estudantes; da análise das ementas da disciplinade Diplomática dos cursos de Arquivologia nas Universidades Estadual e Federal da Paraíba para a identificação da abordagem de Tipologia Documental no ensino; e da análise das matrizes curriculares dos 17 cursos de graduação em Arquivologia do país para aconstatação da existência das disciplinas de Diplomática e de Tipologia Documental. Os dados apontam para um déficit do ensino de Tipologia Documental na maioria das universidades, o que sugere certa deficiência na compreensão dos estudantes acerca dessa temática. Indicou-se, portanto, a viabilidade da criação de uma disciplina obrigatória que aborde exclusivamente o ensino dessa temática logo no primeiro ano do curso e fomentou-se a criação de glossários de espécies e tipos documentais para os diferentes contextos de tratamento documental existentes, para servirem aos estudantes, professores, arquivistas, pesquisadores e usuários.
Palavras-chave
Diplomática. Ensino de Arquivologia no Brasil. Tipologia documental. Glossário de espécies e tipos documentais