-
A inserção da disciplina de tipologia documental como uma necessidade para os cursos de arquivologia do Brasil
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
A inserção da disciplina de tipologia documental como uma necessidade para os cursos de arquivologia do Brasil
Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise da compreensão de estudantes acerca de Tipologia Documental a partir da sua abordagem no ensino de Arquivologia. Fundamentada em especialistas em Tipologia Documental, a pesquisa exploratória se deu através de três processos: da aplicação de um questionário a estudantes; da análise das ementas da disciplinade Diplomática dos cursos de Arquivologia nas Universidades Estadual e Federal da Paraíba para a identificação da abordagem de Tipologia Documental no ensino; e da análise das matrizes curriculares dos 17 cursos de graduação em Arquivologia do país para aconstatação da existência das disciplinas de Diplomática e de Tipologia Documental. Os dados apontam para um déficit do ensino de Tipologia Documental na maioria das universidades, o que sugere certa deficiência na compreensão dos estudantes acerca dessa temática. Indicou-se, portanto, a viabilidade da criação de uma disciplina obrigatória que aborde exclusivamente o ensino dessa temática logo no primeiro ano do curso e fomentou-se a criação de glossários de espécies e tipos documentais para os diferentes contextos de tratamento documental existentes, para servirem aos estudantes, professores, arquivistas, pesquisadores e usuários.
Relacionado à Obra
ISSN
2318-6186
Sumário
Relatos de Pesquisa
Período
jul./dez.
Volume
5
Número
Especial
Páginas
157-171
Ano
Observações
VIII Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), temática "Arquivologia: convergências e perspectivas".
Categoria
Outro Idioma
Title/Título/Titre
The insertion of the discipline of documentary typology as a necessity for the courses of archivology of Brazil
Abstract/Résumé/Resumen
This search presents an analysis of the understanding of students about Documentary Typology from their approach in teaching Archivology. Based on specialists in Documentary Typology, an exploratory survey has been given through three processes: from applying a questionnaire to students; Analysis of the Diplomatic disciplines of Archivology course in the state and federal universities of Paraíba for identifying the Documentary Typology approach in teaching; and the analysis of the curricular matrices of the 17 undergraduate courses in Archivology of the country for the verification of the existence of the disciplines of Diplomatic and Documentary Typology. The data points to a deficit of the teaching of Documentary Typology at most universities, which suggests a certain disability in the understanding of students about the this thematic. It was indicated a feasibility of the creation of a required discipline which exclusively addresses this thematic right in the first year of the course, and fostered a creation of glossaries of species and documentary types for the different contexts of treatment existing documentation, to serve students, teachers, archivists, researchers and users.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Diplomatic | Documentary Typology | Glossary of Species and Documentary Types | Teaching of Archivology in Brazil