Resumo
O artigo destaca que a análise terminológica do termo "classificação", na Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia revela similitudes e distinções entre os domínios. Observa as relações entre as "três Marias" a partir de um corpus multilíngue, com predominância de publicações dos últimos 25 anos, com textos de natureza primária e secundária, a partir das fichas de análise e síntese, conforme sugere Smit (1993). Destaca as propostas de definições mostrando que o termo "classificação" possui duas acepções: uma de natureza físico-material e outra cognitiva, com destaque para a última, responsável pela estruturação sistemática e a elaboração de classes. Enfatiza que a separação dos documentos por atributos comuns marca também a distinção entre os domínios, que utilizam critérios singulares para o estabelecimento de classes. Finaliza com a constatação que mesmo considerando as especificidades de cada domínio, há uma nítida contiguidade entre as "três Marias", o que revela uma necessidade cada vez mais evidente de diálogo e trocas para o estabelecimento de um campo de estudo mais articulado e voltado às necessidades do contexto contemporâneo.