Resumo
Discute as necessidades de informação e satisfação dos usuários da informação.Apresenta como condição problematizadora a seguinte questão: como se dá a relação entre necessidades de informação e satisfação dos usuários, considerando, em caráter particular, a atuação dos centros de informação? Tem como objetivo refletir sobre necessidades de informação e satisfação de usuários de forma particularizada, assim como estabelecendo suas relações contemplando perspectivas de atuação/relação entre centros de informação e usuários. Metodologicamente, a pesquisa é exploratória por meio de uma revisão bibliográfica que se constitui, especialmente, a partir de livros, artigos e literatura cinzenta que compreendem os períodos entre fins da década de 1940 do século XX até o fim da primeira década do século XXI (2010) que respaldam as discussões teórico-bibliográficas da presente pesquisa. Conclui-se que as necessidades de informação e satisfação dos usuários tem sido muito avaliados do ponto de vista tradicional (físico) e cognitivo nos centros de informação, sendo necessário atentar para a construção de uma concepção do paradigma sócio-cognitivo e interacionista por meio de ações como o desenvolvimento sustentável do centro de informação, serviços de informação utilitária e a mediação da informação, visando pensar novas perspectivas no âmbito das necessidades de informação e satisfação dos usuários.