O trabalho compreende os resultados da Dissertação de Mestrado, desenvolvida no PPGCI (UFF/IBICT), tendo como objeto de estudo as zonas interdisciplinares entre a Arquivologia e a Ciência da Informação e como estas se manifestam nas práticas discursivas de docentes de Arquivologia no Brasil, diante do surgimento de reflexões envolvendo os horizontes científicos e epistemológicos da Arquivologia e seu lócus de produção de conhecimento, a definição e o alargamento de suas fronteiras e a incorporação do fenômeno informacional arquivístico. Foram considerados como pressupostos: o desenvolvimento do ensino deve ser observado como um dos sinais de avanço e renovação de um campo do conhecimento; no cerne do conhecimento de um campo científico existe uma relação entre linguagem e processos informacionais, que acontece nos domínios de outra relação de interdependência - o sujeito e seu meio sociocultural (universo prático-discursivo dotado de regras, interpretações e significados que especificam os contextos onde as informações e conhecimentos adquirem sentidos). Através de estratégias conceituais e procedimentais préestabelecidas quanto ao conceito de interdisciplinaridade, à pesquisa social nas Ciências Sociais e ao contexto de ação dos sujeitos, foi possível construir uma cartografia indicativa de zonas interdisciplinares entre a Arquivologia e a Ciência da Informação, pautada nas práticas discursivas dos docentes de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), considerando: as questões históricas e epistemológicas referentes à Ciência da Informação e à Arquivologia e suas relações de diálogos e fronteiras, o histórico dos Cursos de Arquivologia no Brasil e o perfil de seus docentes na atualidade.