Resumo
O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa descritiva exploratória, com abordagem qualitativa, que objetivou identificar as formas de ensino da disciplina de Descrição Arquivística nos cursos de graduação em Arquivologia ministrados no Brasil. Os dados foram coletados através de um questionário não estruturado contendo dezesseis questões abertas e fechadas, enviados pelo correio eletrônico dos docentes da disciplina de descrição dos cursos de Arquivologia. Todavia, dos quinze questionários enviados apenas obteve-se resposta de nove instituições, sendo que a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) possui três disciplinas referentes à descrição e a Universidade Federal Fluminense (UFF) possui duas, que totalizaram doze questionários respondidos. Serão apresentadas no referencial teórico o ensino superior no Brasil, um breve relato sobre todos os cursos de Arquivologia, seguido de informações referentes à Arquivística e a atividade de descrição arquivística. Após, os resultados alcançados serão apresentados também através de gráficos para a melhor compreensão. Com os objetivos alcançados, e de acordo com os resultados considera-se que em geral as disciplinas possuem métodos de ensino semelhantes, tendo poucas divergências entre si. Assim, esta pesquisa fornecerá informações relevantes de interesse da comunidade arquivística.