Resumo
Em março de 1987, teve início os primeiros contatos entre o INPS e o Arquivo Nacional, para estabelecimento de projeto de trabalho envolvendo essas instituições no sentido de garantir melhores condições de tratamento arquivístico ao acervo documental do INPS. Em 14/05/87 foi firmado um Convênio entre o Instituto Nacional da Previdência Social, o Arquivo Nacional, com a interveniência da Fundação Pró-Memória, com objetivo de viabilizar o Projeto de Gestão de Documentos do INPS. Foram planejadas duas grandes frentes de trabalho, com profissionais de diferentes áreas, de forma a possibilitar inicialmente conhecimento dos problemas arquivísticos da instituição. Procurou-se abordar a situação dos depósitos e documentos e as condições de produção e uso dos documentos correntes. Outra frente de trabalho foi constituída para levantamento dos dados sobre evolução administrativa e legislativa da Previdência Social do Brasil, de maneira a fornecer subsídios as atividades de identificação e organização dos documentos. Com o desenvolvimento dessas atividades constatou-se que para tratamento do acervo documental produzido e acumulado pelo INPS, atualmente cerca de 33 km, necessário a modernização da estrutura arquivística a partir da adoção de padrões técnicos e recursos humanos capacitados de modo a permitir o acesso, a preservação e a eficácia no tratamento da informação. Desta forma, encontra-se em fase de implementação um Programa de Modernização Arquivística do INPS (PRO-ARQ) capaz de absorver, complementar e ampliar as atividades previstas inicialmente no Projeto de Gestão de Documentos.