Resumo
Ao longo de quase 50 anos de existência, o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – qualificou-se como instituição modelar, ator principal da história da educação e da formação profissional no Brasil industrializado. Durante todo esse tempo de atividade e participação substantiva na vida nacional, o SENAI acumulou um sólido patrimônio cultural, testemunho privilegiado de sua história. Para proporcionar um tratamento adequado a esse patrimônio foi criado no Departamento Regional do SENAI de São Paulo o Projeto Memória. Sua meta prioritária é a instalação de um Centro de Documentação Histórica da Formação Profissional. Atualmente em fase de implantação, as tarefas básicas do projeto envolvem o levantamento da documentação armazenada desde a fundação da instituição e a organização de um arquivo permanente. Essas atividades específicas estão sendo desenvolvidas dentro de um Programa de Arquivo Histórico. Ao mesmo tempo – como importante parte dos acontecimentos passados permanece registrado apenas uma lembrança dos indivíduos que os viram – estão sendo colhidos depoimentos daqueles que de alguma forma foram personagens ou testemunhas dessa história. A realização e o processamento das entrevistas competem ao programa de História Oral. Para o SENAI-SP, investir em um projeto de memória não significa apenas recuperar as realizações do passado, mas, sobretudo, utilizar o conhecimento histórico como valioso instrumento de apoio à decisão administrativa e à implementação de novos programas educacionais, técnicos e científicos.