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Um instrumento de pesquisa para o Colégio Universitário da USP: inovações descritivas e metodológicas
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Título
Um instrumento de pesquisa para o Colégio Universitário da USP: inovações descritivas e metodológicas
Autor(es)
Resumo
Neste trabalho abordaremos os resultados de nossa pesquisa em nível de mestrado, que teve por foco a elaboração de um Instrumento de Pesquisa para o arquivo do Colégio Universitário da USP. Criado com a Universidade de São Paulo (USP), este Colégio funcionou, de 1934 a 1943, vinculado às Unidades de ensino superior constituidoras da Universidade. Atuando de modo descentralizado - dividido em cinco Seções -, preparava seus alunos para os cursos superiores subsequentes, configurando-se como curso de caráter propedêutico. Apesar de sua importância no cenário educacional da época, e de ter partilhado dos anos iniciais da USP, o Colégio Universitário foi negligenciado pela história e memória institucionais. Com o intuito de tirar esta instituição do local de esquecimento em que foi lançada, elaboramos, a partir de seus documentos remanescentes, mapeados em 12 locais de custódia, um Instrumento de Pesquisa capaz de recompor, intelectualmente, a organicidade deste arquivo, ao mesmo tempo em que expõe seu potencial informativo, alçando-o à fonte para potenciais pesquisas. Com foco na constituição do Instrumento de Pesquisa, realizamos trabalho de metodologia arquivística, atentos aos princípios fundamentais da proveniência e organicidade - imprescindíveis à organização de documentos de arquivo. No entanto, apresentamos um Instrumento de Pesquisa inovador, pois associa, concomitantemente, descrição serial e individual dos documentos, aliando elementos de inventário e de catálogo; trata a correspondência de modo arquivístico, ou seja, nomeia e classifica os tipos documentais que a compõem; cria um Glossário de documentos/Índice de tipos documentais, articulando num mesmo instrumento duas modalidades que costumam ser apresentadas de modo independente; mas, principalmente, inova com o desenvolvimento do campo conteúdo, que tipifica as informações existentes em cada tipo documental descrito. O campo conteúdo ao mesmo tempo em que evidencia as nuances e peculiaridades de produção documental de cada Unidade de ensino da USP – que acolheu o Colégio Universitário -, facilita aos pesquisadores a identificação de conjuntos documentais (séries) que podem responder as suas hipóteses investigativas. Ressaltamos que nossa metodologia resolve um problema importante da área arquivística ao harmonizar o imperativo da descrição em função da proveniência e a necessidade de, muitas vezes, explorar os próprios dados dos documentos, face às demandas dos usuários em potencial. A solução encontrada resolve este problema de maneira eficiente, rompendo com os modelos clássicos de resumos de conteúdo ao pautar-se pela extração de descritores orientada por critérios pré-estabelecidos e segundo um controle de vocabulário, o que imprime maior coerência e rigor ao processo descritivo. Nosso Instrumento de Pesquisa é composto por Ficha de Descrição, Plano de Classificação das Atividades do Colégio Universitário - responsável pela recomposição da organicidade do arquivo -, Glossário de documentos/Índice de tipos documentais e Índices (onomástico, de instituições, de disciplinas, de legislação), com destaque para o Índice dos tipos de informação constante nos documentos, derivado do campo conteúdo.
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Organizador(es)
Editora
Natureza
ISSN ou ISBN
978-65-991726-4-9
ISBN
978-65-991726-4-9
Sessão
Descrição, acesso e difusão
Páginas
1-20