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Tradição Documental em Arquivos Pessoais de Escritores: Reflexões a Partir da Arquivística, da Diplomática e da Crítica Filológica
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Tradição Documental em Arquivos Pessoais de Escritores: Reflexões a Partir da Arquivística, da Diplomática e da Crítica Filológica
Resumo
Apresentam-se os resultados parciais da pesquisa de mestrado desenvolvida na Linha 1 – Políticas e Tecnologias da Informação, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia, acerca da interdisciplinaridade entre a Arquivística, a Diplomática e a Crítica Filológica. Intenta ainda refletir sobre as especificidades da produção e dos usos dos documentos no acervo pessoal do escritor baiano Ildásio Tavares, para propor uma organização para este que reflita e dê visibilidade ao contexto de proveniência dos documentos. O presente trabalho aborda questões que envolvem a tradição documental no que tange à atividade literária, quando as formas documentais ainda são gestadas nos bastidores da criação e quando seus contornos de “obra” pronta e acabada não estão definidos. Nesses casos, a compreensão da tradição documental torna-se complexa e impacta diretamente na representação da informação em arquivos, pois os três momentos da tradição documental identificáveis para os documentos administrativos – o anterior ao original, o original e o pós-original – não encontram seu paralelo, sendo, geralmente, indiscerníveis, conforme as seguintes situações se apresentem: i) há apenas versões manuscritas de poemas não publicados (inéditos); ii) os documentos representam estágios anteriores de obras de poesia cuja versão final foi publicada; iii) há estágios anteriores de apenas alguns poemas e não do todo representativo da obra publicada; iv) existem versões manuscritas de um mesmo poema que foi publicado em obra e em coletânea de poemas (individual ou coletiva); e v) a própria versão publicada é retomada e passa a ser o estágio anterior de algo que poderia se destinar a uma nova publicação. Diante disso, aponta, a partir do diálogo disciplinar proposto, ao modo como os documentos advindos da atividade literária desempenhada pelo titular foram produzidos e transmitidos vinculados aos atos de vontade de Ildásio Tavares, em como este interpreta e (re)interpreta suas próprias produções literárias. Para tanto, apresentamos uma breve revisão de literatura sobre a relação entre Arquivística, Diplomática e as Crítica Filológicas (Sociológica e Genética) e conceituação e delineamento metodológico da Identificação Arquivística. Por fim, apresentamos o titular e os contextos arquivístico e sócio-histórico nos quais os documentos do seu arquivo se inserem; bem como o resultado do estudo da tradição documental referente à produção literária, circunscrita à poesia. Destacamos a importância do diálogo disciplinar estabelecido para compreensão da tradição documental em arquivos pessoais de escritores e seus impactos na representação da informação, como processo essencial na prática arquivística voltada para possibilitar o acesso aos documentos e à memória neles registrada.
Palavra-Chave
Análise > Análise diplomática | Arquivos > Arquivos pessoais | Crítica filológica | Tradição documental
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Organizador(es)
Editora
Natureza
ISSN ou ISBN
978-65-991726-4-9
ISBN
978-65-991726-4-9
Sessão
Arquivos pessoais
Páginas
1-18