Resumo
Apresentação: 1.1. Histórico da SAP: a origem: a antiga SDH, mostrar que a guarda de documentação de caráter privado é tão antiga quanto o próprio arquivo; 1.2. O que é a SAP hoje: é a Seção que atualmente tem sob a sua guarda a documentação não oficial, isto é a documentação produzida, recebida ou coletada pelas instituições não governamentais, associações, empresas, instituições religiosas e outros que em decorrência de suas atividades de interesse público passam a ter interesse histórico; 1.3. Caracterização sumária do acervo (vincular aos estatutos no que diz respeito à documentação e caráter privado; ligar a questão da diversidade dos fundos à narrativa da experiência de trabalho, o que serve de elo para o item 2). Narrativa da Experiência de Trabalho da SAP: 2.1. Objetivo do trabalho: reconhecimento da documentação e colocação da mesma à consulta no menor tempo possível; 2.2. problemas infra-estruturais: espaço físico, poluição, insalubridade, iluminação, refrigeração, falta de instrumentos de buscas e materiais adequados; 2.3. a metodologia empregada: definida a partir do objetivo do trabalho e da realidade documental existente (a especificidade do acervo definindo “normas” de trabalho e a impossibilidade de se empregar diretamente modelos baseados em realidades documentais muito distintas da nossa); a opção pelas listagens e por uma na normalização rígida; em que consistem essas listagens: a informação de datas limites, no. de documentos aproximado, tipo e estado de conservação; o levantamento da procedência dos arquivos/coleções sob nossa guarda; 2.4. as etapas de trabalho: a opção inicial (vinculada ao objetivo do trabalho) de se iniciar a identificação pelos arquivos mais consultados; posteriormente a passagem para a obediência da ordem numérica dos arquivos; a elaboração de biografias e históricos; a pesquisa da procedência dos arquivos/coleções sob a guarda da SAP como procedimento indispensável no auxílio do trabalho de identificação; 2.5. os objetivos alcançados: a identificação de todo o acervo sob a guarda da SAP. Conclusão: Projetos para o futuro. 3.1. a identificação do acervo da antiga SDH, atual SPE, que corresponde a fundos privados; 3.2. a prospecção: a elaboração de fichas que informem sobre outros arquivos privados existentes (em instituições e posteriormente, em mãos de particulares); 3.3. o acolhimento de arquivos; 3.4. arranjo: justificativa do fato de não se pensar no momento em arranjo (mudança).