Resumo
O presente projeto visa levantar as condições de funcionamento dos Serviços de Registros e Informações em Saúde nos diferentes níveis hierárquicos de atendimento, na Área de Planejamento 1, do Município do Rio de Janeiro. A melhoria da qualidade dos serviços que se busca detectar vem ao encontro da Portaria Ministerial n. 1311 (D. O. U. de 17/07/95) que criou um grupo de trabalho encarregado de estudar a organização de um Sistema Nacional de Informações de Saúde no país. A Política de Documentação em Saúde visa estruturar uma rede com os Serviços de Documentação existentes nas unidades componentes do SUS, atualizar os acervos dos Centros de Documentação, incorporando os mesmos no modelo assistencial, assim como articular os Serviços de Documentação em Saúde ao Sistema de Informações de Saúde. Optou-se pela Área de Planejamento 1 (AP 1.0) por concentrar unidades de saúde de várias especialidades e portes dos níveis federal, estadual e municipal, e pela facilidade de acesso às suas unidades. Serão utilizadas como objeto de estudo somente as unidades públicas e filantrópicas num total de 48 (quarenta e oito) unidades, devido ao prazo para realização da investigação e da articulação institucional com as mesmas. A coleta de dados será realizada através de questionário, acompanhado de um manual de instrução determinando os critérios de preenchimento a serem aplicados aos chefes dos Serviços de Registros e Informações, e também entrevista estruturada com os diretores, chefes de clínica e chefia de enfermagem das unidades escolhidas. É essencial que as unidades de saúde, nos diversos níveis, mantenham o mesmo critério de trabalho, para se obter dados com um mínimo de padronização que irão favorecer o Sistema de Informações em Saúde. A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) é uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz que tem como finalidade o ensino médio na área de Ciência e Tecnologia em Saúde. "Entendemos que é a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e atualiza frente a realidade do mundo" (Minayo, 1994). Sendo assim este trabalho vem atender a proposta da Escola e do atual Sistema de Saúde.