-
(Re)significações educacionais no mundo da preservação documental
- Voltar
Metadados
Miniatura

Título
(Re)significações educacionais no mundo da preservação documental
Autor(es)
Resumo
Versar sobre a construção de referenciais que representem ações efetivas nas discussões envolvidas pela educação, história e memória em centros de documentação, significa refletir sobre quais são de fato, as diretrizes e práticas que articulam propostas educacionais existentes nesses espaços. Mais do que compreender a trajetória institucional, os inventários dos acervos recuperados, ou simplesmente remontar vida cotidiana de seus sujeitos num determinado tempo, a atividade inicial a ser discutida neste texto é integração. Somente o trabalho integrado entre seus profissionais e com outros espaços de preservação e memória é possível pensar em ambientes educacionais favoráveis mediados pela documentação. Tomando-se por base uma pesquisa desenvolvida no Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual Paulista - Unesp, que tem como guarda documentos do movimento operário brasileiro desde o século XIX este texto traz como referencial de estudo uma análise sobre quais são as possibilidades educacionais nas relações metodológicas existentes num lugar que guarda e preserva uma memória marginalizada e quais as aproximações e/ou atributos educativos nesses espaços propiciam as (re)significações culturais. Tendo como ponto de partida o trabalho de interação documental, nesse cenário é possível afirmar que as práticas sociais quando são (re)figuradas e combinadas ao olhar da educação, ampliam o reconhecimento do trabalho pedagógico que estas instituições de pesquisa desenvolvem em relação aos compromissos assumidos com a sua comunidade. Portanto aquelas memórias de um tempo que não mais existe, embora pareçam distantes, se complementam.
Palavra-Chave
Relacionado à Obra
Organizador(es)
BELTRÃO, Vera R. Marques | GONÇALVES, Nadia G. | SOUZA, Gizele de
Natureza
Sessão
EIXO TEMÁTICO CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO E CENTROS DE MEMÓRIA