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Relato de experiência sobre o estágio supervisionado no processo de aprendizagem: reflexões no curso de Arquivologia da UFAM
O estágio supervisionado tem a função de ser um aliado na junção da teoria absorvida em sala de aula com a prática de uma atividade real. Nesse sentido, com apoio do professor orientador e supervisão técnica, é possível que o aluno consiga ter melhor desempenho na sua profissão. Partindo disso, esta pesquisa tem como objetivo examinar a eficácia das disciplinas de Estágio Supervisionado, que estão inseridas na grade do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na profissionalização dos alunos. Para isso, foi necessário unir três métodos de pesquisa: o bibliográfico, para abordagem conceitual do termo Estágio Supervisionado; o documental, para análise da Lei n° 11.788, de 25 de setembro de 2008, da Resolução Interna da Universidade 067/2011 e do Projeto de Política Pedagógica do curso de Arquivologia; e a análise de conteúdo, para exame das respostas obtidas por meio de questionários. Após o estudo aqui empreendido, foram notados alguns apontamentos feitos pelos entrevistados, como a pouca orientação por parte dos professores do curso; além do fato de que o número de arquivistas está aumentando timidamente no mercado de trabalho. Em suma, a presente pesquisa aponta para a possibilidade da absorção do conhecimento arquivístico, a partir das práticas que são exercidas nos estágios supervisionados, desde que tenham a supervisão consciente e responsável de um professor orientador.
Trabalho apresentado no VIII Congresso Nacional de Arquivologia, com o tema "Ética, responsabilidade social e políticas de acessibilidade para a Arquivologia", realizado pela Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB) em 2018.