Resumo
O curso de graduação em Arquivologia da UNIRIO tem passado por mudanças. No final da década de 1990, as reformas concretizadas com a criação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação impactaram a estrutura curricular dos cursos universitários no Brasil. Dessa forma, este artigo propõe refletir acerca das transformações no Projeto Político Pedagógico (PPP) de Arquivologia da UNIRIO resultantes da LDB de dezembro de 1996 e posteriormente do parecer CNE/CES 20/2003 que estabelece as Diretrizes Curriculares. Compreende-se o PPP e o currículo universitário como resultado de demandas sociais e mercadológicas, ou seja, de uma construção coletiva. Dessa forma, cabe enfatizar que a estruturação curricular corresponde a um espaço de disputas e intencionalidades políticas e ideológicas. Trate-se de uma pesquisa qualitativa com base na revisão bibliográfica, na análise documental e no estudo comparado. Tendo por base os recortes temporais os anos 2006/2013 (Reforma Curricular), bem como os anos de 2012/2017 (Produção dos TCC’S).