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Reflexões sobre a prática docente em disciplinas de tronco comum nos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia
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Título
Reflexões sobre a prática docente em disciplinas de tronco comum nos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia
Resumo
Objetivo: Discute o ensino das disciplinas denominadas de Serviços de Referência e Informação I e Ação Cultural em Unidades de Informação, ambas presentes nos cursos graduação em Arquivologia e em Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense (UFF), evidenciando a importância e o diálogo complementar entre ambas disciplinas e sua importância para a formação de arquivistas e bibliotecários enquanto mediadores da informação e da cultura. Descreve as experiências didático-pedagógicas das docentes nas disciplinas mencionadas tanto no que concerne à elaboração do programa da disciplina, quanto em sala de aula. Método: Expõe uma revisão de literatura sobre Serviços de Referência e Ação Cultural no âmbito de arquivos e de bibliotecas e realiza uma Análise de Conteúdo, a partir do Método Categorial para analisar as ementas e conteúdos programáticos das disciplinas. Resultado: Os resultados demonstram que o diálogo entre as referidas disciplinas proporciona uma formação mais comprometida com a perspectiva social dos cursos de Biblioteconomia e Documentação e de Arquivologia da UFF. Profissionais da informação aptos a serem mediadores da informação e da cultura em seus variados aspectos. O uso de estratégias próprias da sociedade da cibercultura, como compartilhamento, conectividade, interatividade, autoria, colaboração, assim como as ferramentas digitais, permitem que discentes sejam atores ativos no processo de ensino e aprendizagem, e não meros espectadores, em consonância com os ensinamentos de Paulo Freire, a educação para a liberdade. Conclusões: Conclui que os Projetos Político-Pedagógico, que instituiu o tronco comum nos currículos dos cursos de Biblioteconomia e Documentação e de Arquivologia da UFF, vêm possibilitando um diálogo profícuo entre essas áreas, em especial, entre as disciplinas de Serviços de Referência e Informação I e Ação Cultural em Unidades de Informação, contribuindo assim para uma formação humanística e social de arquivistas e bibliotecários, que se comprometem com a mediação da informação e da cultura e com a diversidade cultural.
Palavra-Chave
Ação > Ação cultural | Ensino > Ensino de arquivologia | Ensino > Ensino de biblioteconomia | Serviços de Referência
Relacionado à Obra
Organizador(es)
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC > Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Natureza
ISSN ou ISBN
1518-2924
ISSN
1518-2924
Sumário
Artigos
Volume
28
Páginas
1-22
Ano
Link Principal
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
Insights of teaching approaches into common core disciplines in Archivology and Librarianship courses
Abstract/Résumé/Resumen
Objective: This paper discusses the teaching of the disciplines Reference and Information Services I and Cultural Action in Information Units, both present in the undergraduate courses in Archival Science and Library Science and Documentation at the Federal Fluminense University (UFF), highlighting the importance and complementary dialogue between both disciplines and their significance for the education of archivists and librarians as information and cultural mediators. It describes the didactic-pedagogical experiences of the professors in the mentioned disciplines, both regarding the development of the course syllabus and in the classroom. Method: It presents a literature review on Reference Services and Cultural Action in the context of archives and libraries and conducts a Content Analysis using the Categorical Method to analyze the syllabi and program contents of the disciplines. Result: The results demonstrate that the dialogue between these disciplines provides a more socially-oriented education in the courses of Library Science and Documentation and Archival Science at UFF. Information professionals become capable of being mediators of information and culture in various aspects. The use of strategies inherent to the cyberculture.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Archival Science Education | Cultural action | Library Science Education | Reference Services