Resumo
Tendo como ponto de partida a insuficiência de espaço físico para armazenamento de autos de processos judiciais findos, problema existente no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, o texto se propõe a apresentar um modelo de gestão documental que soluciona de forma definitiva o problema ora tratado. A metodologia adotada foi a de gerenciamento de projetos, associada às técnicas de Arquivologia e do Direito, e ao uso de novas tecnologias da informação. Nesse sentido, elaborou-se um projeto básico intitulado de “PROMA – Projeto de Modernização dos Arquivos do TJDFT”, subdividindo-o em quatro subprojetos. Os subprojetos tiveram e têm como finalidade aprovar e aplicar a Tabela de Temporalidade Documental – Área Fim, elaborar um Projeto de Arquitetura de Gestão Eletrônica de Arquivo, criar um ambiente favorável às mudanças de valores e cultura decorrentes da implantação do PROMA, construir um espaço para execução da digitalização e da microfilmagem eletrônica, adquirir uma sala-cofre para armazenamento de mídias, ampliar a capacidade de armazenamento do Storage, customizar o sistema informatizado, promover o tratamento arquivístico da massa documental acumulada, permitindo a implementação de uma política perene de gestão documental, e construir uma nova sede, dentro de padrões arquivísticos, para o Arquivo Central. O PROMA está em fase de execução e as expectativas de resultados positivos são muito grandes, não só por parte do TJDFT, mas de diversos outros órgãos que esperam que haja sucesso nessa empreitada, para que se possa ter um modelo de gestão a ser seguido.