Resumo
Em 1998, a Fundação Casa de Rui Barbosa - FCRB, órgão da administração pública federal, vinculada ao Ministério da Cultura, assumiu como uma de suas prioridades a informatização de seus acervos. O projeto de informatização foi concebido metodologicamente e conceitualmente por equipe interdisciplinar, envolvendo os arquivistas, bibliotecários e museólogos da instituição. Estruturadas no Microisis, em ambiente Windows, as bases de dados abrangem os três acervos sob guarda da FCRB: arquivístico, bibliográfico e muscológico. As bases referentes aos documentos arquivísticos refletem as duas linhas de acervos do Setor de Arquivo: arquivos privados pessoais e a institucional, bem como sua diversidade documental, documentos textuais, iconográficos, sonoros, cartográficos, de arquitetura, filmes e videos. Tendo em vista a necessidade de padronização no tratamento da informação para agilizar o acesso e o intercâmbio de dados, optamos pelo formato adaptado US MARC (compatibilizando-o com as diretrizes do ISAD(G) e ISAAR; e pela elaboração de normas para entrada de dados como a Base de Autoridades (sobre pessoas fisicas, jurídicas, eventos e assuntos) e o Metadados (instruções específicas para o registro dos dados nas bases).