Resumo
A classificação arquivística é problematizada como uma atividade fundamental para a Gestão de Documentos, priorizando o olhar científico sobre esta função para a implementação de outras atividades técnicas da área, tais como: avaliação, preservação, manutenção, uso, destinação, e disseminação de informações aos usuários internos e externos dos Arquivos, com vistas tanto à racionalização da produção documental como subsidiar a tomada estratégica de decisões e a implementação de políticas institucionais na área de informação, em particular no espaço informacional da educação universitária no país. Este estudo analisa como objeto e apresenta propostas ao Plano de Classificação de Atividades-Fim das Instituições Federais de Ensino - IFES, destacando suas classes e subclasses; tomando como aspectos metodológicos a fundamentação teórica, o levantamento da literatura a respeito de princípios classificatórios, a Teoria da Classificação, Teoria do Conceito, Terminologia e vocabulários controlados de forma interdisciplinar com outras áreas do conhecimento como a Educação, a Diplomática, a Biblioteconomia, a Filosofia, a Administração, e a Linguística. Desta forma, também busca de forma metodológica a contextualização e a missão das universidades, legislação na área de educação, estudo de tipologias documentais, assuntos, funções e atividades da área de ensino superior e ensino de forma geral no Brasil nos seus diversos graus e instâncias. Procurará demonstrar a busca de uma classificação científica, e busca contribuir para a otimização do Plano de Classificação das IFES, considerando que a reflexão e as mudanças são benéficas para a comunidade arquivística e para o progresso científico.