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Preservação para a futuridade do acesso ao documento arquivístico digital
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Metadados
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Título
Preservação para a futuridade do acesso ao documento arquivístico digital
Resumo
Este artigo apresenta um estudo das rotinas de produção, transmissão e armazenamento de documentos arquivísticos digitais produzidos pela Universidade Federal de Santa Maria com enfoque no Histórico Escolar de Formado (HEF). O desenvolvimento dessa pesquisa está embasado nos estudos de caso realizados pelo projeto TEAM Brasil referente à fase 3 do projeto InterPARES, além de referências da área de Diplomática Contemporânea. Para tal, buscou-se analisar os procedimentos de trabalho durante todo o ciclo de vida de documentos ‘nato digitais’, a fim da elaboração de um diagnóstico relativo à fundamentação legal do Histórico Escolar na UFSM e a análise do sistema eletrônico no qual essa tipologia é produzida. Pretende-se demonstrar a importância de ‘se pensar’ em preservação digital na ‘era digital’, sobretudo pela crescente expansão tecnológica.
Relacionado à Obra
Organizador(es)
Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro (AAERJ)
Natureza
ISSN
2316-7300
Sumário
Dossiê CNA
Período
jul./dez.
Volume
3
Número
2
Páginas
129-135
Ano
Observações
Trabalho premiado – modalidade Pôster – do Eixo Temático “Documentos arquivísticos digitais” exposto em 21de outubro de 2014 no VI Congresso Nacional de Arquivologia.
Categoria
Outro Idioma
Title/Título/Titre
Preservation for futurity access to document archival digital
Abstract/Résumé/Resumen
This article presents a study of routine production, transmission and storage of digital records produced by the Federal University of Santa Maria focusing on School History Formed (HEF). The development of this research is based on case studies carried out by the project TEAM Brazil concerning the phase of the InterPARES 3 project, and references of Contemporary Diplomatic Area. To this end, we sought to analyze work procedures throughout the life cycle of documents 'born digital', in order to prepare a diagnosis concerning the legal basis of the transcripts in UFSM and analysis of the electronic system in which this typology is produced. We intend to demonstrate the importance of 'thinking' in digital preservation in the 'digital age', especially by increasing technological expansion.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Archival Document Digital | Contemporary Diplomatics | History School of the Formed