Início > Coleções > Arquivística > Preservação de acervos históricos impressos: o uso das tecnologias de informação na salvaguarda do jornal “O Espírito Santo”
Preservação de acervos históricos impressos: o uso das tecnologias de informação na salvaguarda do jornal “O Espírito Santo”
A Arquivologia, enquanto disciplina da Ciência da Informação, mantém relações claras com a preservação de acervos socialmente relevantes. O trabalho aqui apresentado teve como objetivo discorrer sobre questões associadas à inclusão das tecnologias de informação e comunicação na área da preservação e conservação do acervo do Jornal “O Espírito Santo”. Caracterizado como objeto do Projeto de Extensão Tratamento Técnico, Conservação e Restauro do Jornal “O Espírito Santo”, uma importante fonte de informação, para a compreensão e recuperação da história da tipografia e do jornalismo capixaba. É um relato de experiência que destaca considerações sobre os métodos e as técnicas de reprodução digital dos 3.199 exemplares do Jornal, publicados no período de 1931 a 2006. Evidencia reflexões sobre a importância da práxis do estudante de arquivologia em atividades de extensão universitária, principalmente aquelas que agregam valores à formação acadêmica. Conclui-se que a digitalização é uma forte aliada da gestão de preservação de acervos jornalísticos já que, reorienta a conservação dos conjuntos originais e gera melhor acessibilidade ao conteúdo de acervos arquivísticos que estão fragilizados pela ação de agentes deteriorantes. No que se refere à formação profissional do estudante, constatou-se que a atuação em ações de extensão universitária gera competências e atitudes técnico-científicas para preservar e conservar os materiais armazenados nas unidades de informação arquivísticas.