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Preservação da memória histórica da educação local: um trabalho coletivo
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Título
Preservação da memória histórica da educação local: um trabalho coletivo
Autor(es)
Resumo
Este trabalho pretende apresentar o relato de uma experiência coletiva, que tem como objetivo a preservação e organização da memória da educação do município de Blumenau, SC. Para preservar e socializar documentos e objetos da educação referentes ao município, a Secretaria Municipal Educação de Blumenau, criou o Centro de Memória da Educação. A necessidade de um espaço institucionalizado surgiu pela inexistência ou precariedade de dados e subsídios para as pesquisas na área da história da educação local, sentidas pelo meio acadêmico. Outro aspecto importante é que os dados históricos da educação, na região de Blumenau, na sua grande maioria, só existem em arquivos pessoais ou na memória individual dos envolvidos em vários momentos do ensino municipal, nas e nos diferentes espaços pedagógicos, seja a Unidade de Ensino Fundamental ou de Educação Infantil ou a Administração Pública. O Projeto do Centro de Memória foi apresentada a Rede Municipal e concomitantemente a organização documental existente, foi proposto a continuidade do Projeto Memória Histórica das Unidades Escolares e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal, iniciado nos anos 90. Para subsidiar técnica e metodologicamente, está sendo oferecido sistematicamente, desde o ano de 2006, aos representantes das Unidades da Rede Municipal de Ensino, formação continuada para o trabalho de preservação histórica, com profissionais do Arquivo Histórico Municipal, da Universidade Regional de Blumenau e do Centro de Memória da Educação. Com o objetivo de preservar a história da educação local, fundamentamos nosso trabalho numa perspectiva de autores que discutem o funcionamento e a significação dos documentos históricos entre eles: WERLE (2004, 2006); LE GOFF (1996), BOSI (1987), STEPHANOU (2005) e MEIHY (1998).Vários educadores têm colaborado, cedendo ou disponibilizando pertences individuais documentais, acerca da constituição da educação escolar em Blumenau, assim como está sendo organizado e documentada em cada Unidade de Ensino a sua Memória Histórica. A educação contemporânea apoia-se no reconhecimento dos determinantes históricos de sua construção. Por isso, consideramos o registro e a documentação sistematizada das práticas pedagógicas, como uma das condições para a continuidade, elaboração e (re)elaboração das políticas públicas educacionais
Palavra-Chave
Formação > Formação continuada | Memória Histórica da Educação | Preservação > Preservação de Documentos | Trabalho coletivo
Relacionado à Obra
Organizador(es)
BELTRÃO, Vera R. Marques | GONÇALVES, Nadia G. | SOUZA, Gizele de
Natureza
Sessão
EIXO TEMÁTICO CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO E CENTROS DE MEMÓRIA