Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas gerenciais desenvolvidas pelo arquivista, considerando os limites, particularidades e desafios de sua atuação nas instituições onde realizam suas funções e atividades. Com base em palestras proferidas arquivistas gestores Igor Garcez (UFF), Alexandre Costa (BP), Flávio Leal (UNIRIO) e Euzébia Diniz (Veiranos Advogados), o trabalho busca: 1) identificar as práticas divergentes e convergentes; 2) perceber as diferenças significativas entre instituições públicas e privadas; 3) discutir a importância da gestão da qualidade no serviço arquivístico; 4) perceber como a informação é entendida como uma vantagem estratégica em cada um dos casos analisados. Como resultado, verifica que todos os gestores entrevistados demonstram um posicionamento ativo na tomada de decisões, embasadas por planejamento estratégico, marketing da informação e avaliação da qualidade do serviço arquivístico prestado. Constata diferenças entre os setores público e privado quanto à gestão e à estrutura organizacional. Conclui que para se atingir ofertas de serviços arquivísticos de qualidade é preciso estabelecer a gestão da qualidade no serviço arquivístico, enfatizando a importância de aproximar a teoria arquivística com as diferentes realidades do fazer arquivístico.