Resumo
O artigo discute algumas possibilidades, bem como os desafios, da educação pelo patrimônio cultural em instituições arquivísticas, com base nas relações entre educação, patrimônio e identidade. Serão apresentadas ações educativas realizadas pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) com o objetivo de mostrar que os arquivos, a partir de seu lugar institucional, de suas vivências e de seus debates próprios, são capazes de contribuir para os processos educativos. Busca-se evidenciar que a relação entre o acervo documental e a sociedade se estabelece pelo diálogo entre o passado e o presente, assim como a apropriação da cidade ocorre por meio das múltiplas relações entre seu território e seu acervo documental. Dentre as ações educativas desenvolvidas pelo APCBH, serão destacadas duas, a saber: 1) Uso de documentos em sala de aula; 2) Exposições Virtuais do APCBH. A primeira ação é voltada para professores, monitores e estudantes de graduação com o objetivo de discutir as potencialidades do acervo arquivístico para a sala de aula. A segunda, além de ter o intuito de fortalecer as ações de difusão cultural e de educação patrimonial da instituição, visa disponibilizar o acervo do APCBH aos cidadãos, de forma contextualizada. A série Exposições Virtuais: Cartografia Histórica das Regionais, que vem sendo desenvolvida em etapas pelo APCBH, tem o objetivo de estabelecer um diálogo entre a instituição de guarda e a sociedade, mais especificamente os estudantes de ensino fundamental, de modo que esses atribuam sentido ao acervo e se apropriem dele, exercendo, assim, a sua cidadania.