Pressupõe que boa parte dos estudantes universitários na atualidade demonstra dificuldade ou resistência no modo de entender o debate conceitual documento e arquivo e a sua relação com a práxis científica. O pressuposto está baseado na observação e no diálogo em sala nas disciplinas sobre pesquisa, ciência e filosofia ofertadas nos Cursos de Graduação em Biblioteconomia e de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Este artigo tem como objetivo propor um debate conceitual sobre arquivos a partir de Michel Foucault e com algumas referências das áreas supracitadas. O procedimento metodológico foi exploratório e bibliográfico. Conclui que o senso comum estudantil não concebe o fazer científico com o debate conceitual. Colabora com a produção de bibliografia didático-teórica para uso dos estudantes. Põe em prática certa versão de confrontamento de conceitos que possam ser esboçadas, compartilhadas e debatidas, pois disso trata o arquivo, propriamente dito.
For a conceptual debate of archives from Michel Foucault
Abstract/Résumé/Resumen
It presupposes that a large part of university students today demonstrates difficulty or resistance in the way of understanding the document and archive conceptual debate and its relationship with scientific praxis. The assumption is based on observation and dialogue in the classroom in the disciplines on research, science and philosophy offered in the Undergraduate Courses in Librarianship and Postgraduate Courses in Information Science at the Federal University of Pernambuco. This article aims to propose a conceptual debate on archives based on Michel Foucault and with some references from the aforementioned areas. The methodological procedure was exploratory and bibliographic. It concludes that the student's common sense does not conceive the scientific doing with the conceptual debate. It collaborates with the production of didactic-theoretical bibliography for use by students. It puts into practice a certain version of confrontation of concepts that can be sketched, shared and debated, because that is what the archive itself is about.