Resumo
O presente trabalho apresenta informações sobre o arquivo da Fundação Oswaldo Cruz, tal qual políticas de organização do seu acervo em meio físico, desenvolvidas pelo Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos, e digital, por meio da Base de Dados ARCH, e seus respectivos procedimentos arquivísticos. Dedicou-se a explanar conceitos sobre arquivos e realizar levantamentos sobre o acondicionamento das diversas obras presentes nas unidades da instituição em questão, com o objetivo de disseminar informações sobre o processo de armazenamento dos documentos de uma instituição pública da área de saúde, discorrendo sobre sua política de gestão de acervos. A pesquisa se configura, quanto aos fins, como descritiva e bibliográfica com literatura recuperada na Base de Dados em Ciência da Informação e no próprio site da instituição, sendo um estudo de caso quanto aos meios. O método de coleta de dados foi uma entrevista realizada no ano de 2019 com onze perguntas redigidas via email à chefe do serviço de Gestão de Documentos da instituição sobre seu arquivo. Considerando os relatos obtidos na entrevista, é possível afirmar que o arquivo da instituição segue diversas políticas estabelecidas para os determinados meios de acondicionamento (físico ou digital) que facilitam a disseminação da informação e o acesso do público ao acervo da instituição.