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Panorama brasileiro sobre os estudos de Competência crítica em informação
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Título
Panorama brasileiro sobre os estudos de Competência crítica em informação
Resumo
O desenvolvimento da Competência Crítica em Informação, fundamentada na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico frente às demandas informacionais. Neste sentido, este artigo tem como objetivo elaborar um panorama da evolução e perspectivas da Competência Crítica em Informação no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação sobre Competência Crítica em Informação. A análise foi desenvolvida em duas etapas, a primeira por meio da análise bibliométrica e a segunda pela análise sistêmica. A ferramenta utilizada para apresentação dos dados foi o VOSviewer, em que foram geradas as redes de autoria, coautoria e coocorrência de palavras-chave, e o programa Excel para criação de gráficos. Os resultados mostram os autores, periódicos e instituições que estão desenvolvendo essa abordagem, assim como, o perfil do conteúdo dos textos e a contribuição que cada estudo pode trazer para a sociedade no que diz respeito às necessidades informacionais vinculadas ao pensamento crítico. Considera-se que as perspectivas e a ampliação de estudos contribuem para subsidiar o fortalecimento da Competência Crítica em Informação .
Palavra-Chave
Análise > Análise sistêmica | Bibliometria | Competência > Competência em informação
Relacionado à Obra
Organizador(es)
ISSN ou ISBN
1983-5213
ISSN
1983-5213
Sumário
Artigos
Período
set./dez.
Volume
14
Número
3
Páginas
824-843
Ano
Link Principal
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
Brazilian panorama of studies on Critical Information Literacy
Abstract/Résumé/Resumen
The development of Critical Information Literacy, based on Critical Theory of the Frankfurt School, contributes to the development of critical thinking in the face of informational demands. In this sense, this article aims to elaborate an overview of the evolution and perspectives of Critical Information Literacy in Brazil. To this end, a bibliographic search was conducted on the Referential Database of Journals Articles in Information Science about Critical Information Literacy. The analysis was carried out in two stages, the first through bibliometric analysis and the second through systemic analysis. The tool used to present the data was the VOSviewer, in which the networks of authorship, co-authorship, co-occurrence of keywords and the Excel program for creating graphs. The results show the authors, journals and institutions that are developing this approach, as well as the profile of the content of the texts and the contribution that each study can bring to society with regard to the information needs linked to critical thinking. It is considered that the perspectives and the expansion of studies contribute to support the strengthening of Critical Information Literacy.