Resumo
Para compreender os fatos históricos, visão de mundo e ações em uma determinada época, a Paleografia, por meio de seu estudo das escritas e documentos antigos, é fundamental. Em um mundo em que a revolução tecnológica é algo diário, proporcionado profundas modificações no cenário global, naturalmente o universo do conhecimento, de como se dá o conhecimento, também é incluído nesse processo de mudança. Considera-se, então, que o ensino de Paleografia deva ser mais ativo diante do mundo atual, e um dos meios para que isso venha a se concretizar é pelo auxílio das novas tecnologias, como, por exemplo, do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Dessa forma, o presente trabalho trata-se de um projeto de ensino que se realizou no primeiro semestre letivo de dois mil e doze (2012) na disciplina Paleografia do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que visou conciliar o ensino paleográfico com as ditas novas tecnologias, percebendo isso como uma maneira a mais de se aproximar da geração que está ingressando na universidade, ajudar no aprendizado desses discentes, além de dinamizar o ensino de Paleografia. A intenção é mostrar como se deu o desenvolvimento do projeto, sua metodologia, as atividades desenvolvidas, resultados alcançados, demonstrando, assim, como ocorreu a inserção de uma dita, por alguns, “velha ciência” em um “novo mundo”.