Resumo
O artigo apresenta o projeto Memória da Administração do Estado de Minas Gerais: organização, preservação e disponibilização do acervo documental (1889-1945), desenvolvido pelo Arquivo Público Mineiro, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Esse projeto trata da organização e disponibilização da documentação produzida e acumulada por órgãos públicos do Estado de Minas Gerais no início do período republicano: Secretaria de Agricultura, Secretaria de Viação e Obras Públicas, Secretaria do Interior e Chefia de Polícia. No decorrer do artigo, abordamos, de maneira geral, os acervos documentais de cada fundo abarcado pelo projeto, oferecemos o arranjo arquivístico dos respectivos fundos e alertamos para as possibilidades de pesquisa que a documentação proporciona. Além disso, expusemos a metodologia de trabalho, a fim de demonstrar as atividades de um projeto de organização arquivística. Enfim, o grande objetivo do artigo é inspirar a elaboração de outros projetos de resgate de acervos históricos.