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Os acervos documentais das escolas e sua contribuição à história e historiografia da educação
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Os acervos documentais das escolas e sua contribuição à história e historiografia da educação
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Resumo
A comunicação tem por objetivo apresentar trabalho de pesquisa histórica e arquivística, realizado por professores, pesquisadores e alunos bolsistas do Centro de Memória de Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade de São Paulo/Brasil. Desde sua criação, em 1994, o CME - FEUSP tem procurado contribuir para o debate que, no âmbito da relação entre história e historiografia, propõe a problematização e o alargamento da concepção de fontes para a historiografia da educação. A partir dessas preocupações, e diante da precária situação dos acervos documentais das escolas da rede oficial de ensino do Estado de São Paulo, foram reunidos esforços no sentido de envolver a administração pública com a questão da construção e preservação da memória institucional. Nessa direção, vêm sendo desenvolvidos projetos de cooperação entre a universidade e a escola pública, com o apoio financeiro da APESP e CNPq, no sentido de promover, com a participação de seus professores, alunos e funcionários, a organização dos arquivos escolares e a instalação de Centros de Memória, como espaços institucionais de estudo e pesquisa, com Acervos documentais organizados, bancos de dados informatizados, espaço para exposição de fotos e de objetos museológicos, salas de trabalho e de consulta. Mais recentemente, a doação do conjunto documental do educador anarquista João Penteado implicou em mudanças de metodologia no tratamento das fontes, o que incluiu a elaboração de diagnóstico inicial sobre o seu estado de conservação, a avaliação do número de viagens necessárias à sua transferência, em diferentes etapas, e posterior recolhimento no Centro de Memória. O acesso a documentos inéditos dos arquivos das escolas dirigidas por João Penteado, no largo período de quase 50 anos – entre 1912 a 1961 – vem propiciar a abertura de novas perspectivas de conhecimento a respeito das práticas educacionais libertárias propostas e implementadas pela Escola Moderna, bem como sobre a história do ensino no estado de São Paulo. O mapeamento das fontes, em ambos os casos, traduziu-se também na construção de Inventários Analíticos, vistos como instrumento facilitador do uso pedagógico do arquivo escolar no ensino e na pesquisa, e como instrumento de classificação formal, propiciador da localização de novas fontes para a história da educação. Nessa perspectiva, a fala apresenta duplo propósito: relatar a dimensão pedagógica das fontes institucionais, assim como indicar sua relevância para a renovação da pesquisa histórica.
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Organizador(es)
BELTRÃO, Vera R. Marques | GONÇALVES, Nadia G. | SOUZA, Gizele de
Natureza
Sessão
Mesa-redonda - Os acervos documentais das escolas e sua contribuição à História e Historiografia da Educação