Resumo
Recursos tecnológicos sempre auxiliaram o ensino de Arquivologia na Universidade Federal do Rio Grande – FURG e acredita-se que os mesmos colaboram para a aprendizagem, pois são organizados e disponibilizados aos discentes. A presente pesquisa possuiu como tema os objetos virtuais interativos no ensino da Arquivologia: Estudo de caso da disciplina de Fundamentos de Arquivologia. Verificar como o uso de objetos virtuais interativos poderia favorecer a aprendizagem dos alunos do curso superior de Arquivologia da FURG, caracterizou-se como o principal objetivo da pesquisa. Assim, através do estudo foi possível analisar de que maneira o uso de objetos virtuais favorece o ensino e aprendizagem. De acordo com o tema proposto para pesquisa, foi desenvolvido um objeto virtual interativo chamado de Jogo dos Princípios Arquivísticos, um jogo educativo com o uso da ferramenta Flash, que foi testado por discentes da disciplina de Fundamentos de Arquivologia durante o primeiro bimestre do primeiro período letivo de 2012. A escolha da disciplina objeto do estudo de caso, foi justificada por ser introdutória à Arquivologia e um dos primeiros contatos dos discentes sobre o fazer arquivístico. Assim, foi possível constatar que a disponibilização de uma ferramenta diferenciada para auxiliar no processo de ensino aprendizagem promoveu uma maior integração e estimulo aos alunos. Pelo estudo foi possível verificar que o uso de objetos virtuais favorece o ensino e aprendizagem dos discentes.