Resumo
As empresas detentoras de estruturas organizacionais tradicionais desperdiçam grande parte do tempo na busca de informação que favoreçam as tomadas de decisão. Essas empresas não se preocupam com a organização física dos documentos. Os acervos documentais que aumentam a cada dia se avolumam e ficam dispersos nas diversas unidades da empresa (arquivos correntes e nos chamados arquivos mortos), sem estrutura de tratamento e recuperação da informação. Com o processo da globalização em curso e a competitividade entre as empresas, a busca constante de novas informações e o cuidado com a sua documentação, em geral, passam a constituir uma das principais prioridades das empresas modernas. O novo contexto exige do profissional responsável pelo gerenciamento dos arquivos empresariais, habilidades continuamente em evolução, conhecimentos generalistas, novas atividades e postura profissional. Os parâmetros atuais norteadores do mercado de trabalho, requerem, um novo tipo de profissional, integrado no crescimento e na expansão da empresa em que trabalha. O uso inclusive da informática tem provocado um grande impacto no trabalho dos profissionais da informação. Esse novo ambiente tecnológico, no qual as empresas, de um modo geral, estão se inserindo, requer de todos nós, habilidades criativas para lidar com este ambiente inovador, de constante conflito, impregnado de limitações e oportunidades.