Resumo
Os Arquivos Públicos Estaduais identificam-se pelos acervos (constituídos de documentos gerados pela administração pública, datados mais ou menos, do Séc. XVIII em diante, manuscritos de difícil manuseio e leitura, alguns sem "identificação") e pelos problemas que enfrentam (falta de pessoal especializado, ausência de aperfeiçoamento profissional, inexistência de recursos materiais, enfim, falta do apoio necessário para trabalhar a grande massa documental existente nos depósitos, comprometendo a preservação e dificultando o acesso). Esse quadro, também comum a Sergipe, foi superado no plano técnico, através dos esforços dos Diretores e funcionários do APES, a partir de 1970, quando se iniciou o Processo de Arranjo e Descrição do seu acervo. Tal processo que teve como princípio o "respeito ao fundo" apresenta-se em 02 (duas) etapas: 1ª etapa: "Da elaboração, estruturação e implantação do Plano de Classificação do APES", tendo como critério principal o funcional, não deixando, no entanto, de usar o critério estrutural. 2ª etapa: "Da reconstituição dos Fundos", constituindo-se por arranjar e descrever, dentro das modernas técnicas arquivísticas, a documentação que antes era classificada por assunto e/ou outros critérios, sendo para isto elaboradas tabelas de equivalência.